• GO TO GLOBAL SITE
IMPROVED SOLUTIONS PORTUGAL

Vale de Cambra

Portugal

Contact us
Atualidade
18/06/2020

Como fabricar gel hidroalcoólico

Como fabricar gel hidroalcoólico

A INOXPA DÁ UMA RESPOSTA PARA O FABRICO DE GEL HIDROALCOÓLICO 

Com o aparecimento da COVID-19, cresceu bastante a procura de produção de gel hidroalcoólico a nível mundial. O grupo Inoxpa tem à sua disposição diferentes propostas para fabricar géis hidroalcoólicos. Desde a pequena unidade de produção baseada em equipamentos em skid com diferentes opções de configuração ou personalizadas para lhe proporcionar versatilidade para as diferentes necessidades do processo, bem como para outras necessidades presentes e futuras, na elaboração de outros tipos de produtos. Também podemos oferecer linhas completas “chave na mão” para linhas de grande produção, adaptadas às necessidades do cliente, nas quais podemos incluir desde depósitos de armazenamento de matérias-primas, como o álcool ou, se necessário, pré-misturas, anéis de água, e outros, até serviços de instalação, gestão do projeto, validações e colocação em funcionamento, tudo atestado pela experiência do departamento de engenharia na execução de projetos e equipamentos em ambientes com atmosfera explosiva. 

A produção deste tipo de gel pode ser realizada à temperatura ambiente, tendo como matéria-prima base uma percentagem elevada de álcool etílico a 96º, na maioria das aplicações acima de 60%, e chegando a ter concentrações próximas de 90%.

Outros matérias que lhe dão um carácter diferenciador nas diferentes formas de elaborar este tipo de géis são o carbopol e a glicerina em diferentes proporções.

Para completar a receita, é incorporada água em percentagens variáveis e alguns minoritários, como perfume. 

Um exemplo dos skids que a INOXPA tem disponíveis é o Equipamento de Mistura CMC-ATEX. É um equipamento que permite a dispersão rápida de produtos hidrocolóides.

A sua versão ATEX permite trabalhar com produtos que podem gerar uma atmosfera explosiva. A aplicação principal é a produção de Géis Hidroalcoólicos, que podem ser formulados com uma quantidade importante de álcool.

Habitualmente, os compostos hidrocolóides estão disponíveis na forma de pó seco, que tem de ser disperso num dissolvente para obter a dissolução coloidal pretendida.

Quando estes pós entram em contacto com o dissolvente, formam-se rapidamente grumos e é difícil obter uma mistura homogénea com um agitador convencional. Por esta razão, neste equipamento de mistura, está incorporada uma misturadora rotor-estator no fundo do depósito que cisalha o produto, aumentando a superfície de contacto entre o dissolvente e o aditivo.

No mesmo depósito, um agitador vertical tipo cowler permite a circulação eficiente dos pós até à cabeça do misturador de fundo, ajudando também a melhorar o tempo de dispersão.

Quando o processo requerer que se trabalhe com concentrações elevadas de gelificantes, a viscosidade do produto pode aumentar consideravelmente e pode ser necessário acrescentar um agitador de tipo âncora para homogeneizar completamente o produto.

Na sua configuração standard, este equipamento está preparado para trabalhar com produtos até 5000 cP. No caso de produtos mais viscosos, deve adaptar-se a referida configuração para esse efeito.

Outras notícias

Vídeos

Veja online todos os vídeos disponíveis da extensa gama de produtos da INOXPA


Ver mais