Contact us
Atualidade
09/09/2019

PIGGING SYSTEM, máxima higiene e eficácia

PIGGING SYSTEM, máxima higiene e eficácia

O PIGGING SYSTEM de INOXPA recupera os produtos que ficam nas tubagens após cada produção e permite obter até 98% da produção. 

Minimizar as perdas de produtos e reduzir os custos de produção 

O sistema, totalmente higiénico, facilita a limpeza e portanto gera uma economia de água e de produtos químicos que pressupõe uma clara e evidente redução dos custos de limpeza.

A esfera ou PIG pode passar através de cotovelos padrão de R=1,5D, adaptando-se muito melhor às curvas que os sistemas tradicionais em forma de projétil. Possui uma grande versatilidade para acomodar qualquer instalação, de maneira que se recupera o produto por mais complicada que seja a Instalação da tubagem. 

É um grande aliado na conservação do meio ambiente, pois com este sistema evita-se a descarga de substâncias poluentes, reduzindo os custos de depuração. 

Novo sistema de recuperação 

O método tradicional de recuperação de fluidos numa instalação, após a produção ou limpeza, consiste normalmente em empurrar o produto que fica em linha com um líquido ou um fluido limpo.

Com estes métodos geram-se importantes perdas de produto, aumentando também a descarga de substâncias não recuperáveis.

INOXPA oferece diferentes soluções pigging: SILPIG e STERIPIG. 

Os dois sistemas são usados principalmente para produtos viscosos. No caso do Silpig para a indústria alimentar, alguns exemplos representativos seriam a do chocolate, marmeladas, cremes de pastelaria, géis ou cremes, em contrapartida no caso do Steripig é especialmente indicado em processos estéreis como géis, cremes, unguentos, emulsões ou produtos de grande valor económico para a indústria cosmética e farmacêutica.

Nos dois casos é iniciado o funcionamento colocando a esfera na posição de envio.

Esta manda-se para a estação recetora por meio de um fluido impulsionador (normalmente ar comprimido) e à medida que se move, empurra o produto que está na tubagem para o seu aproveitamento. Quando o PIG atingir a estação recetora, é possível limpar toda a instalação com CIP, com a vantagem que inclusive o mesmo PIG fica limpo. Acabada esta fase, retorna-se a esfera à estação de envio e a instalação fica pronta para outra produção.

 Vantagens e aplicativos 

É um sistema aplicável a um amplo leque de indústrias: alimentar, cosmética e farmacêutica. 

Na indústria alimentar cada vez obtém-se mais protagonismo, graças à redução dos custos de limpeza e depuração conseguindo assim mesmo uma amortização mais rápida do equipamento.

O sistema pode ser instalado a posteriori numa planta já existente.

 

Não hesite em consultar-nos para conhecer melhor o sistema.

Outras notícias

Vídeos

Veja online todos os vídeos disponíveis da extensa gama de produtos da INOXPA


Ver mais