• GO TO GLOBAL SITE
IMPROVED SOLUTIONS PORTUGAL

Vale de Cambra

Portugal

Contact us
Atualidade
13/05/2020

CIP INOXPA: processo de limpeza com maior controlo e eficiência

CIP INOXPA: processo de limpeza com maior controlo e eficiência

A INOXPA oferece uma ampla gama de equipamentos CIP adaptados aos processos de limpeza de todas as instalações no sector alimentar, cosmético e farmacêutico onde são necessários resultados de limpeza exigentes, para assegurar a qualidade do produto.

A INOXPA dispõe de uma gama de CIP móveis que podem ser colocados próximos dos diferentes equipamentos e instalações a limpar, onde o aquecimento pode ser feito através de resistências elétricas e o volume dos depósitos ser de até 500l. Estes equipamentos podem ser manuais ou automáticos.

Também dispõe de uma gama de CIP fixos, desenhados com todos os componentes (bombas, válvulas, permutadores e instrumentação) sobre uma bancada. Esta inclui também o quadro elétrico de controlo. Os depósitos situam-se diretamente no chão, o que permite à INOXPA fornecer a bancada CIP e que o cliente possa adquirir os depósitos localmente.

Os equipamentos CIP da INOXPA podem ser de 1 só depósito ou de até 5-6 depósitos. Os equipamentos podem dispor de depósitos dedicados para produto ácido, produto alcalino, água da rede, água recuperada, água purificada e desinfetante.

É possível desenhar os equipamentos para poder limpar uma só linha ou várias linhas simultaneamente. Para cada linha a limpar simultaneamente, é necessário um CIP com as mesmas linhas de impulsão. É muito importante dimensionar os depósitos de produto químico ou água para poder alimentar as diferentes linhas que trabalham simultaneamente.

Para assegurar a boa limpeza da instalação, é necessário que o departamento de qualidade da empresa produtiva trabalhe conjuntamente com um fabricante de produtos químicos para escolher os mais adequados para a limpeza da sua instalação de produção.

Uma vez realizada esta escolha, a INOXPA irá selecionar ou desenhar o equipamento CIP que possa trabalhar com esses produtos de limpeza, adaptando os fatores de tempo, temperatura e concentração segundo as especificações técnicas dos produtos químicos. Ao mesmo tempo, é importante garantir um caudal para que o efeito mecânico de limpeza seja o adequado.

Os nossos clientes necessitam cada vez mais de relatórios de cada processo de limpeza para poder garantir que o processo foi realizado corretamente, o que implica que é imprescindível que os CIP sejam totalmente automáticos e que disponham de receitas programadas para a limpeza das diferentes instalações ou produtos. Se os sistemas CIP forem automáticos, é possível reduzir consideravelmente o tempo do processo de limpeza, evitar erros e impedir a exposição dos operários a riscos desnecessários.

A INOXPA pode fornecer CIP nos sectores alimentar e cosmético, mas também no sector farmacêutico, que requer certas exigências tanto ao nível do funcionamento como ao nível da automatização para evitar contaminações cruzadas, uma certeza absoluta de que o processo é realizado corretamente e ter registado também o responsável pela sua ativação.

Outras notícias

Vídeos

Veja online todos os vídeos disponíveis da extensa gama de produtos da INOXPA


Ver mais